Pular para o conteúdo

Giro pelo noroeste argentino – parte I

setembro 1, 2009

Estive numa argentina um tanto quanto peruana – tá, não conheço o Peru, mas o que vi é bem o estereotipo que temos dos peruanos e bolivianos.

Em giro pelo noroeste argentino, coisa que não planejava fazer mas não resisti a oportunidade do pessoal saindo aqui, afinal, tenho vontade de conhecer tudo! Entre duas brasileiras, duas francesas e dois espanhóis, partimos diretamente para Jujuy, província mais ao norte da Argentina. E como muda a cultura, paisagem e pessoas nesse país com alguns quilômetros de distancia.

A região tem uma geografia bem privilegiada com montanhas coloridas e diferenciadas, com um clima muito seco e uma típica vegetação de muitos cáctus, aí chamada de Quebrada de Humahuaca. Começamos a viagem por Tilcara, um cidadezinha pequenina ao norte da capital de Jujuy, lá tem uma tal de Garganta del Diablo, com acesso por uma subida de 6km pelas montanhas, que é uma fenda feita pela força do Rio Huasamayo (hoje praticamente seco). Lá também tem uma antiga fortaleza dos índios, para avistrem a chegada de inimigos, mas não pagamos os 10 pesos para ver uns murinhos de pedra que se via de fora…

A próxima parada foi Purmamarca, um pueblo ainda menor que o anterior, um mimo de vilarejo rodeado de montanhas, dentre elas, a atração da cidade: O Cerro de las Siete Colores. Uma montanha com faixas de diferentes cores formadas por sedimentações antigas. E dalí se vai, em um longo caminhos que chega aos 4.170m de altitude, até as Salinas Grandes, uma lagoa seca que deixou uma enorme camada de sal que parece estranho em principio mas é muito bonito e pode ser divertido. Nós, por exemplo, tiramos das mais diferentes fotos aproveitando a grande extensão branca.

Ambas as cidadezinhas tem na praça central tendinhas de artesanatos, com aquelas bolsas coloridas, flautinhas pintadas e tipo palas, também como disse, com cara peruano, equatoriano, essas coisas, bem como as já citadas caras indígenas dos vendedores/locais.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: