Pular para o conteúdo

Interação Cultural

junho 20, 2010

 

Recebendo dois estrangeiros que estão fazendo um programa de estágio de MBA no meu trabalho, reforço a idéia de que a melhor coisa do mundo é a interação entre as pessoas. Falo pelos estrangeiros que conhecemos mundo a fora, mas também pessoas de modo geral. 

Quando a gente vai pra um lugar novo, a gente, ok, conhece os pontos turísticos, alguns restaurantes, com sorte um pouco de arte local, teatro, feiras… depende da particularidade do local, mas se vermos bem o que mais nos agrega é a possibilidade que temos de conhecer e conversar com pessoas muito diferentes. Claro que rola pouca possibilidade de contato com nativos, dependendo do estilo da viagem, mas fica num hostel, pega uma excursãozinha para algum lugar num ônibus interativo… Às vezes mesmo sem conhecê-los, os nativos, conhecemos turistas como nós, mas que podem ser tão diferentes. 

Aí, nessas conversas informais, podemos descobrir que existe uma cidadezinha encantadora em algum lugar que nem sabíamos que existia, e agora nos foi recomendada por um dos próprios moradores. Ouvimos histórias das viagens dos nossos companheiros de mochila nas costas, aprendemos sobre suas culturas, costumes, e, porque não, línguas. 

Encantada com essas idéias, agradeço por estar tendo essa possibilidade aqui mesmo, na minha cidade e local de trabalho, onde americano e australiano trouxeram suas personalidades, histórias, hábitos, muito bom humor e disposição para introduzir-se na nossa cultura e nos deixar um pouco da deles.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: